Os 5 Comportamentos Indispensáveis de um Líder de Sucesso

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias

Os 5 Comportamentos Indispensáveis de um Líder de Sucesso

O tema central que trago nesse capítulo consiste no questionamento de que, mesmo com todas as inovações em programas de formação de líderes frente às transformações de culturas e princípios da sociedade, ainda se percebe que os ensinamentos e comportamentos mais básicos e primordiais necessários para serem consolidados para um líder, antes do avanço das demais competências para uma posição estratégica, não estão sendo devidamente transmitidos.

Acredito fortemente que o autoconhecimento promove metade do caminho a ser percorrido para uma carreira de liderança. E para esse processo realmente caminhar para o sucesso é preciso não apenas conhecer características como valores, crenças, limitações e talentos, mas também gerenciá-las e negociar quando necessário ao longo dos desafios da vida pessoal e profissional. Afinal toda transformação de uma sociedade e cultura é também a base de transformação de comportamentos do ser humano.

Com tantas formas de desenvolver a liderança disponíveis no mercado, primeiramente é preciso cuidar e olhar para o ser humano como um todo, como uma balança equilibrada para que seja capaz de gerar em si mesmo resultados desejados para posteriormente contribuir com os resultados de uma organização, instituição, indivíduo ou grupo que necessite de sua liderança.

As organizações buscam líderes que sejam naturalmente seguidos como exemplos e que inspirem os demais colegas e equipe. É muito comum projetar na figura de líder algo que buscamos “ser” e, às vezes, nos esquecemos que não precisamos ocupar nenhum cargo especificamente para sermos líderes de nossa vida e influenciar pessoas. Ainda vou além, o comportamento de um líder não se limita no ambiente profissional, este tem papel fundamental também na família e nos seus relacionamentos.

Afinal, por que estamos vivendo uma deficiência de líderes mesmo nos dias de hoje? Atribuo primeiramente às poucas instituições de ensino que abordam no nível de graduação o tema liderança e desenvolvimento pessoal.

A principal deficiência sob meu ponto de vista como coach (e eu me incluo nela), é que não temos acesso e não utilizamos dinâmicas e ferramentas que complementem nossa percepção de nós mesmos e do outro durante nosso processo de amadurecimento. O autoconhecimento é a melhor maneira para desenvolver as capacidades de liderança e melhorar tanto os relacionamentos quanto gerenciar uma equipe em qualquer situação.

Se a questão do autoconhecimento representa uma boa parte do caminho para um líder, os demais encontram-se efetivamente em comportamentos comuns entre os principais líderes de sucesso, considerando e respeitando o estilo de liderança natural de cada um. É possível, dentro de um estilo natural, destacar um perfil específico e então com inteligência permear entre outros estilos de acordo com a necessidade, considerando a situação e a equipe. Uma coisa é certa: existe um cenário e uma cultura para qualquer perfil de liderança. Uma vez que você identifica seu estilo próprio e acrescenta alguns comportamentos que vou apresentar nesse capítulo, muita coisa começa a mudar. E para melhor!

Selecionei cinco comportamentos básicos de um líder de sucesso:

1- CUIDE-SE

Se você não consegue gerenciar sua vida, equilibrar suas atividades de trabalho e vida pessoal, como será um exemplo a ser seguido?

Todos nós temos desafios e o grande erro do líder é pensar que ele deve ser um super-herói, que jamais deve demonstrar suas fraquezas. Se você começar cuidando de sua mente e de seu corpo da forma mais básica e simples, sentirá uma diferença significativa em sua rotina e disposição.

Essa fórmula básica também pode ser mágica se você conseguir incorporá-la em sua rotina. Garanta um sono de qualidade, beba água durante o dia, e pratique que exercícios regularmente. De alguma forma acredito que você já tenha lido essas recomendações relacionadas à saúde.

2- TENHA FOCO

Antes de focar efetivamente em algo é necessário estabelecer algumas etapas. Afinal, como ensina o princípio de Pareto, 80% das consequências provém de 20% das causas, ou traduzindo para a vida pessoal, 80% dos nossos resultados alcançados são consequências de apenas 20% dos esforços empregados. Todos nós precisamos definir objetivos claros e eu diria ainda que na maioria das vezes conseguimos dar o primeiro passo e por algum tropeço como falta de tempo, excesso de trabalho, acabamos deixando para um segundo plano, gerando a famosa procrastinação.

Definindo com clareza o objetivo e seus motivos, construa um plano de ação considerando as prioridades, riscos e prazos. Comece pela solução mais desafiante, assim quando você resolver esse ponto terá mais motivação para concluir as demais tarefas. Para vencer a procrastinação, nada como estabelecer um senso de urgência apurado. Um plano de ação bem feito e realista ajuda a manter o foco no resultado.

Outro ponto é estabelecer uma rotina até que se transforme em ritual. Você pode e deve incluir novos hábitos. Um desses rituais que considero o mais importante e vejo presente na rotina das pessoas de sucesso é o ritual para mudança de mindset, ou seja, substituir pensamentos e crenças limitantes por pensamentos positivos.

Um pensamento leva a um sentimento que gera uma ação. Quanto mais estímulos positivos para gerar ações em busca de seu objetivo, melhor. É um esforço consciente que com a prática passa a fazer parte de seu comportamento. Não deixa de ser uma técnica e muitas pessoas reservam um momento do dia para observar seus pensamentos e contestá-los. Ou você acredita que Steve Jobs acordava todos os dias da sua vida com pensamentos positivos?

3- ADMINISTRE SEU TEMPO

Seja eficaz realizando as tarefas certas que irão levar você ao seu objetivo da forma mais eficiente possível, considerando menor uso de recursos e tempo. Harmonia e equilíbrio da vida pessoal e profissional fazem parte do comportamento de um campeão.

Apesar de existirem diversas ferramentas de administração do tempo onde cada um deve buscar a melhor forma de se organizar, considerando seu estilo de vida e o tempo que se espera para atingir os objetivos, trago algumas sugestões de um dos métodos mais conhecidos e utilizados, segundo os gurus da administração do tempo:

3.1 - Classifique suas tarefas

3.2 - Tenha um caderno para ideias e insights

3.3 - 5S - Organização pessoal e digital

Um bom planejamento e hábitos produtivos, se forem seguidos, são fundamentais para aproveitar as mesmas 24hs. que todos nós temos.

4- COMUNIQUE-SE BEM

Nada é obvio, acredite. Em alguns casos a informação precisa ser repetida de formas diferentes, não porque o outro não entendeu, mas por ser impossível assimilarmos 100% de toda a comunicação que recebemos o dia todo. Cada um de nós possui filtros e em todas as informações que vemos e ouvimos os usamos para selecionar o que consideramos importante, ou para interpretá-las.

Transmitir uma informação apenas da forma verbal muitas vezes não é sufi ciente para gerar o comprometimento desejado. Utilize todos os campos sensoriais incluindo o visual, auditivo e linguístico.

Não somente no ambiente de trabalho, sabemos o quanto a comunicação entre familiares e amigos é importante para nossos relacionamentos. Quantas vezes você tentou dizer algo e foi mal interpretado, causando até desavenças? A forma de dizer é tão importante quanto apenas usar as palavras.

As palavras ditas representam apenas 7% da nossa linguagem, considerando 38% da tonalidade e expressão da voz e 55% na expressão facial e corporal, segundo estudos de Albert Mehrabian. Perceba que a comunicação não verbal é responsável por 93% do que representa a mensagem que acompanham a nossa comunicação.

Lembre-se que o bom comunicador é responsável pelo que o outro entende e não apenas pelo que transmite.

5- OFEREÇA E SOLICITE FEEDBACK SEMPRE

Imagino que você já tenha recebido feedback dos seus superiores, pares e em alguns casos de subordinados e até de familiares. Não somente o feedback corporativo é importante, pois nos mostra onde corrigir o percurso, mas também não podemos esquecer dos feedbacks de amigos e familiares, pessoas que convivem conosco fora do ambiente de trabalho e nos trazem verdadeiras descobertas e contribuições a respeito de nosso comportamento. Quem tem o desejo de tornar-se um líder de pessoas pode começar a ouvir com sabedoria e maturidade para refletir sobre como seus comportamentos são percebidos pelas pessoas próximas. Nem sempre estamos abertos para ouvir feedbacks e acredite que isso é normal, pois nosso ego não gosta de receber críticas.

Perceba que são nos momentos de feedbacks mais informais que temos uma tendência de justificar as atitudes, ou colocar a culpa em algo externo sem olhar para dentro.

A boa notícia é que com a prática e uma frequência cada vez maior dessa conversa é possível ficar mais receptivo a estas informações e identificar com mais facilidade o que é necessário trabalhar e despertar a consciência antes de agir por impulso.

Na mesma medida que receber feedback nos faz crescer e vem de pessoas que nos querem bem, como líder devemos oferecer feedbacks constantes. Muitos omitem-se dessa responsabilidade por receio de dizer o que deve ser dito, já que culturalmente existe uma necessidade de ser aceito e não se “indispor” com os demais. Omitir-se não somente impede o crescimento das pessoas, como você deixa de exercitar uma das ações mais nobres de um líder que é desenvolver pessoas.

Somente a prática faz com que você ajuste sua comunicação e consiga colocar uma situação difícil de uma forma leve e construtiva. Lembre-se que feedback é pontual e deve ser feito no mesmo momento do evento, caso contrário ele pode perder totalmente o efeito.

Você já imaginou discutir com seu companheiro sobre algo que você não gostou depois de 2 meses do ocorrido? Provavelmente o outro terá que se esforçar para se lembrar do que aconteceu.

Por: Priscilla Belletate - Co-Founder Strategi La